Analistas ambientais da Corumbá Concessões integram força-tarefa do Ibama-DF para fiscalizar o entorno do reservatório

A equipe de analistas ambientais da Corumbá Concessões S.A. (CCSA) participou de uma reunião promovida pelo Ibama Superintendência DF, nesta segunda-feira (04/12), com o objetivo de buscar soluções para as problemáticas ambientais no entorno da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV, como invasões na Área de Preservação Permanente (APP), condomínios irregulares e desmatamento ilegal.

As reuniões estão acontecendo desde novembro último, com a participação da Corumbá Concessões, secretários de meio ambiente dos municípios do entorno do reservatório, além da Caesb e Saneago (que formam o consórcio da futura captação de água no reservatório de Corumbá IV para abastecer Brasília). Juntamente com o Ibama, eles integram uma força-tarefa que visa controlar e punir os responsáveis pelas degradações ambientais que estão ocorrendo no entorno, com consequências negativas para a APP do reservatório e, consequentemente, para a água do lago.

O departamento de Meio Ambiente realiza o levantamento de irregularidades na APP e no reservatório da UHE Corumbá IV diariamente (como desmatamento, abertura de acessos irregulares, áreas com churrasqueiras ou qualquer outra construção), por meio de informação georreferenciada. Além disso, realiza análises periódicas da qualidade da água do reservatório, além de outros monitoramentos ambientais. Na reunião de ontem, ficou acertado que todos os dados referentes a esses monitoramentos serão repassados ao Ibama.

Os secretários de meio ambiente de Alexânia, Santo Antônio do Descoberto e Abadiânia, também se comprometeram a fornecer seus dados com o intuito de reunir e trocar informações sobre a situação dos condomínios que foram e estão sendo construídos no entorno do lago, entre outras informações. A intenção é que os representantes da força-tarefa possam levantar e compartilhar dados georreferenciados referentes à fiscalização e à qualidade da água para apoiar o Ibama e as prefeituras na fiscalização das irregularidades no entorno do reservatório.




Fonte: Assessoria de Comunicação da Corumbá Concessões
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

ARTIGOS MAIS LIDOS

Popular Posts